DIGITE ABAIXO SUA BUSCA

CONTRA O MUNDO

Por: Stephanie Nascimento

Boy Kills World, 2024, EUA
Direção:
Moritz Mohr
Roteiro:
Arend Remmers, Tyler Burton Smith
Elenco:
Bill Skarsgård, Famke Janssen, Jessica Rothe


Sinopse: Skarsgård estrela como “Garoto”, que jura vingança depois que sua família é assassinada por Hilda Van Der Koy (Janssen), a matriarca de uma dinastia pós-apocalíptica corrupta que deixou o menino órfão, surdo e sem voz. Impulsionado por sua voz interior, que ele emprestou de seu videogame favorito de infância, Garoto treina com um misterioso xamã (Ruhian) para se tornar um instrumento de morte e é solto na véspera do abate anual de dissidentes. Quando Garoto causa um caos sangrento nas artes marciais, incitando uma ira de carnificina, ele se junta a um grupo de resistência.



Contra o Mundo, longa do diretor Moritz Mohr com roteiro de Arend Remmers e Tyler Burton Smith mistura boas doses de ação, ficção e um decepcionante suspense que perde espaço para os gloriosos momentos de alívio cômico.


No longa, protagonizado por Bill Skarsgard, acompanhamos a história do “Garoto” que prometeu vingar sua família assassinada por Hilda Van Der Koy (Famke Janssen), lider de um mundo distópico que tenta manter o controle social junto com a sua família a partir de um governo totalitário. Traumatizado pelo assasinato da sua família, o Garoto agora órfão, surdo e mudo foge para a floresta e passa a ser conduzido por sua voz interior e por um misterioso Xamã (Yayan Ruhian), que o prepara para tornar-se uma potente máquina de vingança e morte.


 


O roteiro se mostra de forma interessante ao apresentar os personagens de maneira rápida e direta. Ponto positivo para quem está na expectativa das excelentes e exageradas cenas de luta; tiros e muito sangue jorrando na tela logo nos primeiros momentos, o que justifica a sua classificação indicativa no Brasil (18 anos), porém desestimulante para quem espera um desenrolar mais aprofundado sobre o mundo distópico no qual se passa a trama, já que a saga da vingança familiar do Garoto poderia ser ambientada em qualquer tempo e espaço.


No roteiro o suspense fica localizado apenas na tensão do Garoto em busca da vingança, o que faz perder espaço para ação com cenas de lutas humanamente impossíveis, mas muito bem coreografadas e com muitos efeitos especiais. O destaque fica por conta do humor sarcástico e debochado que muitas vezes surge em momentos sanguinolentos e que nos fazem rir em situações que não deveriam ser risíveis. Apesar da narrativa simples e já vista em outras obras (a saga do justiceiro que deseja vingar a morte da família) o longa exprime o seu diferencial ao colocar um personagem surdo e mudo como o responsável por narrar os fatos aos espectadores, assim nos vemos inseridos em meio aos pensamentos e imaginação do Garoto, já que a narrativa dos eventos envolvem apenas a perspectiva dele e nos faz vibrar a cada desafio superado e a cada avanço em busca de vingança do personagem.


 


O gran finale consegue ser surpreendente, já que o roteiro nos apresenta um excelente plot twist que muda completamente a percepção dos espectadores sobre o enredo minutos antes do final. Em determinado momento os fatos passam a não ser mais contados a partir dos pensamentos e imaginação do Garoto, mudando drasticamente a realidade que nos foi apresentada desde o início, o que nos faz sair da sala de cinema com a sensação de que o filme foi até melhor do que realmente é.


Por fim, Contra o Mundo é um longa de ação sanguinolento com toques de humor e com um suspense raso e decepcionante, que definitivamente não vai tirar o seu fôlego. Mas que com certeza agradará aqueles que apreciam chutes, socos, armas e sangue na telona.


Nota: 6 de 10


Resenhas
https://www.cinehorror.com.br/resenhas/contra-o-mundo?id=1143
| 342 | 25/04/2024
Bill Skarsgård busca vingança em "Contra o Mundo".
VEJA TAMBÉM

PÂNICO

O mais novo filme da franquia peca na característica principal: Não Assusta!

Desenvolvimento:
Design gráfico, sites e sistemas web.
Contate-nos!