DIGITE ABAIXO SUA BUSCA

ESTRANHA BAHIA

Por: Isadora Souza

Estranha Bahia é uma coletânea de contos de terror, fantasia e ficção científica. Publicada originalmente em 2016, foi finalista do prêmio Argos, em 2017. Agora em 2019, ganha uma 2ª edição. Livro de 7 contos fantásticos escrito por 7 autores. Apresentam características próprias e o único aspecto comum entre todos é que os eventos ocorrem na Bahia.


Raças de Ricardo Santos


Um conto policial cyberpunk bem desenvolvido com desdobramento de eventos bem elaborados e desfecho neutro. Os personagens são apresentados adequadamente e é divertido percorrer a história. Senti falta de alguns elementos para criar uma imersão nessa salvador futurista. De maneira geral o conto é bem escrito e vale dedicar o tempo.


Canudos XXI de Isabelle Neves


Ao ler a história senti uma grande necessidade de vê-la ilustrada. Ela merece uma graphic novel assim como Raças. O tom deste conto é sóbrio e pesaroso assim como o sertão. O equilíbrio dos atos se faz presente. A história explora a incompreensão e a fragilidade humana diante de grandes questões da vida.


Joel das Almas de Evelyn Postali


Confesso que o início deste conto não me empolgou principalmente porque ele se estendeu demais no passado e deu pouco tempo para o desfecho do ato tornando a experiência final da leitura desagradável. A história em si tem potencial mas precisaria de mais páginas para um desfecho digno. Tal fato soma-se ao ritmo da narrativa que ficou confuso.


Profeta 666 de Tarcísio J. da Silva


A história possui tantos elementos que fragiliza o desenvolvimento dos mesmos. Apesar dos episódios terríveis a sensação de horror não se faz presente. Em dado momento o conto se torna repetitivo com eventos que leitor já possui conhecimento e tal feito não agrega nada aos eventos que ocorrem no quarto nem a relação com João Evangelista. A experiência final é superficial e pouco instigante apesar da natureza dos eventos absurdos.


Enterrados a respirar de Alexandre Cthulhu


Tal história me prendeu do início ao fim. Um dos nomes do capítulo que divide o conto é quem nomeia o livro. A maneira que a psique do personagem é apresentada satisfaz leitor. O tempo em que a narrativa se desmembra é bem distribuído. O frenesi aqui é intenso. A cada novo momento encerrado o escritor deixa um gancho que faz o leitor ficar ansioso para descobrir a próxima sucessão dos fatos.


Em busca da desgraça da pedra azul de Cristiane Schwinden


Narrativa cativante e bem engendrada. A história apresenta Filipa e Fabiano, dois baianos que foram convocados para salvar a sua cidade. Um dos pontos altos da história são as descrições pormenorizadas de características que geram um sentimento de identificação instantânea e tornam a obra um deleite para aqueles que querem se aproximar um pouco da história e da cultura soteropolitana. O conto fantástico adota elementos locais como o monumento do caboclo, por exemplo, ampliando o alcance da imaginação de quem o lê. Sua escrita favorece a imaginação tornando cada processo bem vívido, principalmente para quem já caminhou pela região do antigo centro com frequência. A história suscita naturalmente a visualização dos elementos que Cristiane  apresenta, tornando-se um ótimo conto para crianças e adolescentes.


Quibungo de Rochett Tavares


A obra se apresenta de maneira pujante e imponente com personagens ricos em cultura e profundidade emocional. Apesar de sua apresentação demandar bastante do leitor por conta da linguagem rebuscada e ausência de notas de rodapé para apresentar o diálogo, a história não tem seu sentido alterado. É  interessante observar que aparentemente um dos objetivos da autora é transformar seu leitor no hispaniole, vulgo homem branco. Tal sensação é reforçada porque ela apresenta uma leva de diálogos que incita a curiosidade do leitor e não possui tradução. Se a princípio a história não parece avançar tanto e tem ritmo bastante monótono, quando se desenvolve para o desafio dos personagens ela ganha fôlego e resgata a vontade do leitor de chegar até o fim. A história apresenta detalhe e descrições dignas do estilo épico. Também é possível conhecer hábitos, história e cultura de povos distintos.


O livro, lançado pela EX! Editora apresenta capa cartão (antes era papel couchê) e papel de maior gramatura, tendo 196 páginas, no formato 14cm x 21cm.


Onde comprar:


Amazon (Ebook)


Projeto Lettera (livro físico)


 

Resenhas
https://www.cinehorror.com.br/resenhas/estranha-bahia?id=516
| 629 | 02/01/2020
Livro de 7 contos fantásticos escrito por 7 autores. Apresentam características próprias e o único aspecto comum entre todos é que os eventos ocorrem na Bahia.
VEJA TAMBÉM

INVOCAÇÃO DO MAL 3: A ORDEM DO DEMÔNIO

Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio revela uma história assustadora de terror, assassinato e um desconhecido mal que chocou até os experientes investigadores de atividades paranormais Ed e Lorraine Warren.

Desenvolvimento:
Design gráfico, sites e sistemas web.
Contate-nos!